Causas do desgaste dos pneus do semi-reboque

2022/12/01 16:58

1. Introdução à situação atual

Com a melhoria da rodovia e sua infraestrutura e o rápido desenvolvimento da economia nacional, a demanda por semirreboque com alta eficiência de transporte vem crescendo rapidamente nos últimos anos.

Dentre os componentes do semirreboque, o pneu é o único componente do veículo que entra em contato direto com a superfície da estrada. Ele não apenas suporta o peso e a carga dinâmica de todo o veículo, retarda o impacto e garante a suavidade de condução do semirreboque, mas também garante boa aderência, frenagem, transitabilidade e segurança entre a roda e a superfície da estrada.

Sob várias condições de estrada e condições climáticas, o ambiente de trabalho dos pneus é mutável e difícil. Portanto, é de grande importância esclarecer as causas do desgaste dos pneus e tomar medidas preventivas ativas e eficazes para economia e segurança na condução do semirreboque.

Os principais fatores que determinam o desempenho dos pneus de semirreboque são: se a posição do assento da mola está correta; Se a posição central do pino de tração é precisa; Se a superfície comum do mecanismo de direção de tração é estável; Se a distribuição de carga do semi-reboque é razoável; Se as alavancas de ajuste esquerda e direita do semi-reboque estão ajustadas corretamente. O desgaste e as medidas preventivas dos pneus de semirreboques são discutidos a seguir sob o ponto de vista da inspeção, uso e manutenção.

2. Análise das causas do desgaste dos pneus do semi-reboque

2.1 Posição incorreta do assento da mola de lâmina

A posição normal do assento da mola de lâmina significa que sua perpendicularidade ao eixo do orifício central e ao eixo longitudinal da estrutura do semirreboque não deve ser superior a 3 mm e sua simetria em relação ao eixo longitudinal da estrutura não deve ser maior que 5 mm, caso contrário, o eixo central do eixo da roda do semirreboque sempre formará um ângulo incluso com o eixo longitudinal do semirreboque, de forma que o sentido de rolamento dos pneus no eixo do semirreboque sempre formará um ângulo incluído com a direção de condução do semi-reboque, de modo que os pneus não possam rolar puramente no chão durante a condução. No entanto, há fenômeno de deslizamento.

Esse fenômeno de rolar e deslizar trará um componente lateral ao trator, levando ao desvio do veículo. Para contornar o desvio do veículo, a direção da direção deve ser corrigida sempre que o veículo estiver em movimento. Este resultado não só leva ao desgaste excêntrico dos pneus do semi-reboque, mas também causa desgaste anormal dos pneus do trator.

2.2 A posição central do pino de reboque do semi-reboque é imprecisa

O centro do pino de tração do semirreboque não está em seu plano de simetria longitudinal e ocorrerá desgaste excêntrico das rodas do semirreboque devido ao deslocamento de seu centro de massa. Ao mesmo tempo, o desvio do centro do pino de tração fará com que o eixo do eixo do semirreboque não fique perpendicular ao plano de simetria longitudinal do semirreboque. Neste momento, devido ao efeito da resistência do ar e da resistência da rampa, o solo gerará uma força lateral adicional correspondente a ela na roda, resultando em desgaste adicional do pneu.

2.3 Mecanismo de direção de tração do semi-reboque instável

O pino de tração do semirreboque conecta o trator com o semirreboque através da conexão com o furo do pino da barra de tração. Existem folgas ativas e folgas desgastadas nas peças de conexão. Se a folga for muito grande, o semi-reboque irá bater para frente e para trás e balançar para a esquerda e para a direita durante a condução. Além disso, o contato desigual entre a placa superior do semi-reboque e a superfície de contato da barra de tração fará com que o semi-reboque tenha um contato de atrito torcido entre a banda de rodagem do pneu e a superfície da estrada durante a condução e direção, quando a coroa do pneu contato com o solo, o atrito é concentrado localmente, então o desgaste é acelerado.

2.4 Distribuição de carga desigual do semi-reboque

Geralmente, quando a carga do pneu aumenta, a deformação do pneu aumenta, o que aumenta a deformação e o estresse de vários componentes do pneu, causando desgaste mais rápido do pneu e redução da vida útil. Para a mesma metade do reboque, os pneus com carga alta se desgastam mais rapidamente e os pneus com carga baixa se desgastam mais lentamente. No que diz respeito a um único pneu, o lado com carga alta se desgasta rapidamente, enquanto o lado com carga baixa se desgasta lentamente. Em suma, enquanto houver diferença de carga, haverá desgaste desigual dos pneus e, enquanto houver sobrecarga, haverá desgaste excessivo.

2.5 Ajuste inadequado das hastes de ajuste esquerda e direita do semi-reboque

Para o semi-reboque balanceado elástico com uma linha e dois eixos, a diferença entre as dimensões das hastes de ajuste esquerda e direita não deve ser superior a 3 mm, caso contrário, as linhas centrais do eixo do semi-reboque com dois eixos não serão ser paralelo, e o erro de não perpendicularidade entre a linha central do eixo do semi-reboque e a linha de simetria longitudinal do quadro aumentará. O aumento deste erro causará derrapagem do pneu e levará ao desgaste excêntrico das rodas. Além disso, como os dois eixos do semirreboque não são paralelos, a carga do eixo do semirreboque será desigual e o desgaste dos pneus nos dois eixos será inconsistente.

2.6 Outros fatores de influência

Além dos fatores acima, existem muitos outros fatores para o desgaste dos pneus do semirreboque, como:

a . A pressão do pneu está muito baixa, o ombro da coroa do pneu está no chão e o desgaste do ombro é acelerado devido à curvatura central. Quando a pressão dos pneus duplos é muito baixa, as duas paredes laterais arranham e se desgastam devido à deformação severa da parede lateral. Se a pressão do pneu for muito alta, a maior parte da área onde o pneu entra em contato com o solo é o meio da banda de rodagem . Neste momento, o desgaste do meio da banda de rodagem é acelerado.

b. Se a velocidade do veículo for muito alta, a frequência do pneu sob carga é alta e o atrito é aumentado. Quando a temperatura de trabalho e a pressão do ar do pneu aumentam e a velocidade do veículo é muito alta, o pneu escorrega na estrada e acelera o desgaste do pneu.

c. A temperatura do pneu é muito alta, resultando em rachaduras na borracha, envelhecimento e maior desgaste.

d. As frenagens de emergência são freqüentes, e os pneus mudam de rolamento para arrastamento, o que os faz derrapar com a pista e causar desgaste excessivo devido ao superaquecimento.

e.  A curvatura excessiva da estrada também causará desgaste excêntrico

f. A instalação incorreta do pneu pode causar desgaste anormal do pneu devido ao desequilíbrio dinâmico (estático).

Os pneus não são rodados há muito tempo

Produtos Relacionados